top of page

Call for Papers - Studia Heideggeriana. Vol. VI – Año 2016 ¿Hay una medida sobre la tie


Studia Heideggeriana

Vol. VI ano 2016

Há uma medida sobre a Terra?

Editores: Antonio Augusto Passos Videira, Fernando Fragozo, Róbson Ramos dos Reis.

A Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos convida a enviar artigos inéditos para publicação no sexto volume de Studia Heideggeriana. O tema do presente volume é proposto na forma de uma pergunta: Há uma medida sobre a Terra? O motivo da "medida" (Maβ) atravessa a obra de Heidegger. Muito conhecida é a retomada da resposta negativa dada por Hölderlin à pergunta sobre a existência de uma medida sobre a Terra, bem como a indicação de uma relação íntima entre o habitar poético, a poesia e o sentido originário da medida. Além disso, a própria noção de diferença ontológica parece implicar um vínculo com o conceito de medida, pois os sentidos de ser abertos na compreensão de ser operam como normas determinantes para os entes. De outro lado, também é conhecida a relação paradoxal, identificada por Heidegger, entre uma era da extrema precisão e extensão nas medições e a completa falta de medida. O tema do VI volume de Studia Heideggeriana é exatamente o da medida, com a pretensão de aglutinar contribuições que visem à reconstrução e à reflexão sobre o sentido originário da medida, que foi meditado ao longo da obra de Heidegger. As línguas oficiais são o espanhol e o português. As colaborações serão avaliadas no sistema duplo-cego. A adequação ao tema do anuário é condição necessária para inclusão da contribuição. A extensão máxima dos artigos é de 10.000 palavras. As contribuições devem ser enviadas em MS Word ou similar, Times New Roman 12, espaçamento de linha 1,5. A data limite para a submissão é 15 de Agosto de 2016 e os trabalhos deverão serão ser enviados para os seguintes endereços: info@sociedadheidegger.org e robsonramosdosreis@gmail.com.

Studia Heideggeriana

Vol. VI – Año 2016

¿Hay una medida sobre la tierra?

Editores: Antonio Augusto Passos Videira, Fernando Fragozo, Róbson Ramos dos Reis

La Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos invita a enviar artículos inéditos para su publicación en el sexto volumen de Studia Heideggeriana. El tema del presente volumen tiene la forma de una pregunta: ¿hay una medida sobre la Tierra? El motivo de la “medida” (Maβ) atraviesa la obra de Heidegger. Muy conocida es su retomar la respuesta negativa dada por Hölderlin a la pregunta sobre la existencia de una medida sobre la Tierra, como indicación de una relación íntima entre el habitar poético, al poesía y el sentido originario de la medida. Dicho eso, la propia noción de diferencia ontológica parece entrañar un vínculo con el concepto de medida, en tanto los sentidos del ser abiertos en la comprensión del ser operan como normas determinantes para los entes. Por otra parte, también es conocida la relación paradójica, identificada por Heidegger, entre una época de precisión extrema que generaliza las mediciones y la falta absoluta de medida. El tema del volumen VI de Studia Heideggeriana es precisamente el de la medida tal y como fue elaborado a lo largo de toda la obra de Heidegger.

Los idiomas oficiales son español y portugués. Las colaboraciones serán objeto de un referato doble-ciego. La adecuación al tema del anuario es condición necesaria para la consideración de la contribución. La extensión máxima de los artículos es de 10.000 palabras. Las contribuciones deben ser enviadas en MS Word o similar, Times New Roman 12, interlineado 1,5. La fecha límite para el envío es el 15 de agosto de 2016 y los trabajos deben ser enviados a info@sociedadheidegger.org y robsonramosdosreis@gmail.com.


Posts Destacados
Posts Recientes
bottom of page